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Você quer tomar café ou sentir o ambiente? A partir desses 4 ponto para analisar a ascensão do café japonês KOMEDA

Data: 27/11/2020

Categoria: Sem categoria

Autor:


Inovação Industrial / O Labirinto Alimentar

(fonte: foodnext)

Coisas alimentares que você deve saber

“Pelas quatro vertentes da filosofia empresarial, produtos de café, decoração e localização, outros produtos e preços, verifica-se que o posicionamento das duas marcas de café, DOUTOR e KOMEDA, é muito diferente. O posicionamento da empresa acompanha as mudanças sociais e atende às necessidades de muitos consumidores recreativos. Muitos clientes do Rodolen (DOUTOR) são trabalhadores de escritórios urbanos, mas em certa parte, o posicionamento do café da loja de conveniência tem roubado muitos clientes que precisam de pequenos intervalos para o café, então o Rodolen (DOUTOR) não está progredindo tão rápido quanto o café Komeda .”

Pode-se dizer que o setor cafeeiro passou por três diferentes estágios de desenvolvimento. Da primeira onda de café em lata, depois da segunda onda de cadeias de café e depois da terceira onda de café de loja de conveniência.

Mudanças nos três estágios da indústria do café, trazendo o café mais fundo

A primeira onda de café em lata transformou o café que só podia ser bebido em casa em um portátil onde se quer beber, e passou a trazer o café de dentro para fora. A segunda onda de cadeias de café é um novo lugar para socializar e também abriu uma cultura de café ao estilo mais europeu e americano. A terceira onda de café em loja de conveniência encurta muito o intervalo entre o consumo de café dos consumidores, e uma xícara de café na loja de conveniência também se tornou parte da rotina diária dos trabalhadores de escritório. Nessas três etapas diferentes, o café enriqueceu a vida dos consumidores de diferentes maneiras. Embora a maioria dos tópicos recentes tenha se concentrado na terceira onda de guerras do café nas lojas de conveniência, na verdade, as cadeias de café japonesas lançaram silenciosamente uma nova onda de evolução.

A cultura da casa de chá japonesa existe há muito tempo e sua escala continua a crescer

No Japão, o nome antigo das cafeterias é coletivamente chamado de Chacha. A cultura Chacha (cafeteria) existe no mercado japonês há muito tempo. No início, eu queria dizer que o mercado das casas de chá japonesas deveria estar estagnado e pode até ter começado a encolher. De acordo com uma pesquisa realizada pela Japan SERVICE Association, o mercado de casas de chá japonês girava em torno de 11.285 bilhões de ienes em 2015, mas em apenas 4 anos, o mercado de casas de chá japonês, que parece saturado, também cresceu silenciosamente em 52,4 bilhões de yuans. Com os ienes japoneses, o tamanho de todo o mercado de casas de chá em 2019 chegará a 1,178 bilhões de ienes. Em comparação com 2018, cresceu 13,7 bilhões de ienes em um ano, o que é semelhante a outros negócios de alimentos japoneses que estão estagnados. Em comparação com o desempenho geral do mercado japonês de casas de chá, realmente invejo muitos operadores que tiveram dificuldades com outros negócios de alimentos japoneses.

Marcas de café nativas do Japão: Luo Duo Lun DOUTOR, KOMEDA

Embora a Starbucks Japão tenha atualmente o maior número de lojas de marcas de café japonesas, quando se trata do mercado de casas de chá japonesas, é necessário falar sobre o café Rodolen DOUTOR e o recentemente popular café Komeda em Taiwan, esses dois japoneses Marca de café.

Como não há muitas lojas em Taiwan no momento, Luo Duo Lun DOUTOR pode ser desconhecido para todos, mas acredito que nas ruas do Japão, desde que você caminhe alguns passos, você deve ter visto este Rondo com fundo preto e linhas amarelas. Lun DOUTOR LOGO. De acordo com dados divulgados pela controladora da Rodolen DOUTOR, Rodolen DOUTOR Holdings em 2020, existem atualmente 1.094 lojas no Japão apenas para a marca Rodolen DOUTOR.

A DOUTOR, que possui uma linha preta e amarela LOGO, possui 1094 lojas no Japão.

Mas se você adicionar o número total de marcas de café sob a Rotoron DOUTOR Holdings (atualmente existem mais de 40 lojas e três outras marcas de café, Excelsior Caffe, Café Colorado e Xing Nai Jiaxiu). No entanto, existem mais de 1.500 marcas de café e as vendas relacionadas de marcas de café excedem 100 bilhões de ienes. A participação de mercado das lojas de chá no Japão é de cerca de 10%. Pode-se dizer que uma das 10 lojas de chá no Japão é uma marca de café de propriedade da Rodolen DOUTOR. Portanto, diz-se que quando se trata do mercado de cafeterias no Japão, devemos mencionar o café Rodolen DOUTOR.

Xing Nai Jiaxuan é uma marca de café de propriedade da DOUTOR Holdings e também virá para Taiwan em 2019

再來看最近媒體話題度很高的品牌KOMEDA咖啡,KOMEDA咖啡是從名古屋發跡的咖啡品牌,雖然目前KOMEDA的店鋪數量還不到羅多倫控股的70%,但KOMEDA咖啡可是來勢洶洶的迅速拓展版圖,在2015年才剛突破600家,根據2020年8月所發布的資料,KOMEDA咖啡店鋪數量已經來到逼近900家的896家。跟羅多倫DOUTOR相差只有200家左右。

A loja Kikui, a loja fundadora da KOMEDA Coffee em 1968, foi fechada e demolida em 2014 devido ao envelhecimento dos edifícios. (Fonte da imagem: KOMEDA Facebook Fan Group)

Por que o café Komeda pode subir rapidamente?

Por que o café KOMEDA pode subir tão rápido? E porque o número de cafeterias Rodolen DOUTOR não tem crescido significativamente: Especula-se que o fato de o posicionamento das duas marcas ser FOLLOW está relacionado à tendência atual do grande consumidor no Japão, que também leva a diferentes velocidades de expansão de mercado. . Vamos usar os seguintes elementos que afetam o posicionamento da marca para ver as diferenças entre essas duas marcas.

  1. Filosofia empresarial: foco no produto ou ambiente?

Embora a maioria das pessoas não olhe para a filosofia de negócios da marca em particular, na verdade, a partir da filosofia de negócios, você pode ver a visão da marca sobre o posicionamento geral, e essa visão afetará sua distribuição de recursos operacionais.

Primeiro, vejamos a filosofia de negócios de Rodolen DOUTOR. “Uma xícara de の お い し い コ ー ヒ ー を 通 じ て 、 お 客 様 に や お お 様 に や す ら ぎ と vitalidade を 貨 す る” significa “fornecer aos clientes paz e vitalidade por meio de uma xícara de café delicioso” em chinês. significado.

Então, vamos dar uma olhada em qual é a filosofia de negócios da KOMEDA Coffee?

“Forneceremos aos nossos clientes o melhor local para relaxar através da valorização do café.”, Imediatamente, “Espírito voltado para a transparência, proporcionando espaço de descanso ao cliente”.

Para explicar de uma forma mais vernácula, Rodolen DOUTOR fornece principalmente o maior valor agregado dessa marca por meio de um café delicioso. O café KOMEDA passa principalmente pelo espaço de descanso para proporcionar o maior valor acrescentado da marca. Portanto, de acordo com a filosofia empresarial, os recursos operacionais da Rodolen DOUTOR estarão voltados para o produto em si, enquanto o café KOMEDA tem como foco o meio ambiente. Não há dúvida de qual dos dois é o melhor, porque o produto e o meio ambiente são os elementos centrais que atrairão os clientes à porta, de modo que os dois podem produzir cerca de 1.000 marcas de café. Para algumas marcas estrangeiras de grande porte, é realmente importante olhar para sua filosofia de negócios, porque sua estratégia básica já foi divulgada e gravada na filosofia de negócios do DNA.

  1. Produtos de café: gerenciamento de origem ou gerenciamento de fábrica?

Falando em produtos, Rodolen DOUTOR realmente adora café para fazer da fonte. A Starbucks só começou a ter sua própria fazenda de café em 2013. Mas Rodolen DOUTOR comprou uma fazenda de café no Havaí já em 1995, que é cerca de 16 vezes o tamanho do Tokyo Dome. Não é incomum para uma indústria de café ter uma torrefação, mas ter sua própria fazenda de café é um limite muito alto. A partir daqui, sabemos que Rodolen DOUTOR quer jogar uma diferenciação de qualidade que não possa ser seguida pelos concorrentes, e passa a controlar a qualidade do café desde a origem da agricultura.

O café KOMEDA também é uma coisa maravilhosa. Em vez disso, ele segue um caminho completamente diferente dos outros. Geralmente, as cafeterias transformam os grãos de café moídos no líquido do café na loja. O café japonês KOMDA concentra o processo de extração desse café líquido em sua própria fábrica. Após a fábrica concluir o processo de extração, o café líquido é enviado para a cafeteria japonesa KOMDA, portanto, o café japonês KOMDA Em teoria, o balconista pode fornecer aos clientes produtos de café de qualidade estável com etapas simples. (Embora existam cafés acabados de fazer nas cafetarias japonesas KOMEDA, o produto principal ainda é feito na fábrica. Não se sabe se a situação das cafetarias KOMEDA de Taiwan é a mesma que no Japão).

A intuição das pessoas comuns é que, se o café líquido é produzido em massa e extraído na fábrica, a qualidade não deve ser melhor do que a qualidade extraída na loja. No entanto, dependendo da velocidade do aumento dos cafés Komeda e de sua própria experiência de consumo, a qualidade do café Komeda é realmente boa. .

A própria KOMEDA café disse que há uma razão pela qual eles vão se concentrar na produção da fábrica, porque a loja pode fazer a qualidade do café variar devido ao método de operação artificial, mas a fábrica pode fazer a mesma qualidade na fábrica desde que o KnowHow seja feito no padrão. O café é oferecido em lojas de todo o país, e a qualidade do café que os clientes bebem pode ser a mesma todas as vezes, então o cliente se acostuma com o sabor e se torna um cliente regular. Esta estratégia do café KOMEDA é bastante razoável.

  1. Decoração e localização: conveniente ou confortável?

Quando devo ir para o Japão, muitas pessoas têm a experiência de consumir no Rodolen DOUTOR. Para mim, o Rodolen DOUTOR oferece um lugar para uma pequena pausa para um café, geralmente esperando a próxima reunião, ou É um lugar um pouco cansado para descansar, e o estilo de decoração simples também é muito adequado para as necessidades de sossego. E a maioria deles pode ser encontrada nas proximidades da estação.Quando viajar a negócios, é um oásis urbano adequado para carregar e partir.

Por falar no café KOMEDA, um portal japonês certa vez realizou uma pesquisa com consumidores japoneses, perguntando qual marca de café é mais relaxante para os consumidores. O primeiro lugar na votação é o café KOMDA, o segundo lugar é Starbucks Japão e o terceiro lugar é Rodolen DOUTOR. Esse resultado é quase consistente com a filosofia de negócios da KOMEDA Coffee.

Por que o café KOMEDA pode relaxar os clientes? Porque ele oferece muitos sofás semi-abertos em formato de caixa com encostos grossos, e porque os assentos dos hóspedes têm uma sensação de espaço privado, os consumidores podem relaxar mais, e os sofás são muito mais fáceis de sentar do que cadeiras, e livros, jornais e revistas são fornecidos, então é fácil Estava encharcado por dentro. Em termos de localização, muitos cafés Komeda estão instalados em áreas fora do centro da cidade. As lojas são principalmente grandes, que podem oferecer um espaço mais amplo para os clientes. Portanto, em comparação com outras marcas, a Komeda O café cria uma atmosfera relaxante diferente.

O café KOMEDA oferece amplo espaço e cria um ambiente relaxante. (Fonte da imagem: site oficial da KOMEDA)
  1. Outros produtos e preços: Você toma café como alimento básico ou refeições diversificadas?

A estratégia para outras commodities além do café também é muito diferente. As categorias de produtos da Rodolen DOUTOR são principalmente bebidas com café, sanduíches e sobremesas. Sanduíches e sobremesas somam cerca de 25 itens. O café Komeda é colorido. Além das bebidas à base de café, tonkatsu, croquete, nuggets de frango, hambúrgueres, sanduíches, pão, torradas, massas, pão dinamarquês exclusivo etc., o número de produtos ultrapassou em muito as cafeterias comuns. Você pode competir com alguns restaurantes familiares. Falando sobre o preço de venda no Japão, vejamos os dois produtos de café mais básicos. O café blend da Rodolen DOUTOR custa 224 ienes, enquanto o café combinado produzido pela fábrica custa 440 ienes.

Além das bebidas à base de café, o café KOMEDA também oferece diversas opções de refeições. (Fonte da imagem: KOMEDA Facebook)

Embora seja o café líquido extraído da fábrica, o preço é quase o dobro do preço do café feito na loja Rodolen DOUTOR. Com base nas conclusões de outros produtos e preços, os principais clientes da Luo Duo Lun DOUTOR estão aqui há pouco tempo, então o produto só precisa atender à função de cobrança e a loja gira rapidamente, para que o preço possa ser vendido a um preço relativamente baixo, com visitas frequentes. Aumente a rotatividade. No entanto, como o café KOMEDA é muito confortável, os clientes ficarão mais tempo e os clientes não vão e vêm com frequência, então o preço não é mais alto. É difícil usar o número de clientes para compensar o faturamento. Depois de ficar por muito tempo, haverá uma chance de comer mais coisas, por isso foi projetado. Muitos produtos são vendidos para clientes que ficam por muito tempo.

É uma tendência fazer cafeterias

Dos 4 pontos acima, pode-se perceber que os estilos das duas marcas de café são muito diferentes e, no mercado japonês, há cada vez mais clientes voltados para o descanso (aposentados e prateados que têm dinheiro, têm tempo e querem desfrutar). Portanto, o posicionamento da KOMEDA café acompanha essa mudança social e atende às necessidades de muitos consumidores de lazer. Muitos clientes do Rodolen DOUTOR são trabalhadores de escritórios urbanos, mas em uma certa parte, o posicionamento do café da loja de conveniência tem roubado muitos clientes que precisam de intervalos curtos para o café, então o Rodolen DOUTOR não está progredindo tão rápido quanto o café Komeda. .

Qual é a situação geral do mercado de café de Taiwan?

  1. Filosofia empresarial

A ênfase nos grãos de café, o método único e rigoroso de torra, etc., parece ser diferenciado pelo próprio café. Este é mais perto de Rodolen DOUTOR.

  1. Produtos de café

Embora ainda não tenha visitado sua própria fazenda, já possui sua própria padaria. Este é mais perto de Rodolen DOUTOR.

  1. Decoração e localização

A atmosfera parece menos parecida com a dos camarotes semi-abertos do café KOMEDA. Este é mais perto de Rodolen DOUTOR.

  1. Outros produtos e preços

Sanduíches, hambúrgueres e sobremesas são os principais produtos, não são tão fartos como no mundo todo como macarrão, arroz ou acompanhamentos e os preços também são muito acessíveis. Este também está mais perto de Rodolen DOUTOR.

Com base nos elementos acima, as marcas de café de Taiwan ainda estão relativamente próximas do posicionamento de Rodolen DOUTOR, com o próprio café como o núcleo, e a avaliação de negócios e mercado dessas marcas em Taiwan é muito boa, então você pode adivinhar que Taiwan descansa O mercado de café com objetivos específicos ainda não deveria ter começado.No momento, essas marcas de café urbano também estão em linha com a demanda dominante do mercado de café taiwanês atual, de modo que o número de lojas pode continuar a crescer.

Olhando para trás, para a taxa de crescimento do café KOMEDA no mercado japonês, no futuro, se as marcas de café taiwanesas que têm uma posição de descanso ou preço de lançamento do café em lojas de conveniência ou guerras de produtos, o mercado pode ter outra onda de mudanças.

Mas o certo é que o mercado de café em Taiwan está apenas começando, no futuro, mais cafeterias de diferentes tipos aparecerão no mercado, tornando cada vez mais enriquecedora nossa vida com o café.